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Fique atento a recuperação

Para que o corpo suporte uma rotina forte de treinos fique atento a recuperação

Para que o organismo suporte uma rotina de treinos, que provoca diversas alterações metabólicas, a atenção à recuperação é muito importante.
Recuperação entende-se como “a habilidade de restaurar com eficiência os sistemas biológicos para a performance desportiva”. Então fica evidente que uma recuperação inadequada implica na piora do desempenho, já que essa restauração fica incompleta.

Há uma série de estratégias para recuperação, que vai desde variação de treinos, sono adequado até utilização de meias de compressão, por exemplo. Na alimentação fica a responsabilidade de repor nutrientes perdidos e reestabelecer a fisiologia e a bioquímica natural do corpo.

Diante de diversas pesquisas alguns protocolos foram definidos quanto a quantidade de nutrientes para cada modalidade, quais as melhores combinações e períodos para ingerí-los e qual melhor fonte destes.

Nas atividades de endurance, por exemplo, a recuperação dos estoques de energia no tecido muscular, o glicogênio, é uma das mais estudadas e um consenso foi aprovado de que a proporção de 4 unidades de carboidratos junto de 1 unidade de proteína, associados à vitaminas e minerais antioxidantes provoca redução dos efeitos metabólicos da atividade física, recupera o glicogênio muscular e melhora o desempenho em treinos futuros. Por isso investir em suplementos do tipo “recovery”, ou de recuperação, como o Exceed Restore4 após os treinos se tornou prática interessante para os que buscam melhora da performance.